sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O acúmulo de estresse resulta na queda de rendimento no trabalho

O estresse tem sido o causador de diversos pontos fracos na vida de executivos brasileiros.



Por Luis Urtado em 05/01/2012
O estresse tem sido o causador de diversos pontos fracos na vida de executivos brasileiros. De desentendimentos familiares a problemas de saúde, afeta grande parte da população ativa do País.
Segundo o médico psiquiatra, Vladimir Bernik, não há ainda uma definição para esta enfermidade na patologia médica. No entanto, quem nunca sentiu dos sintomas do estresse, tais como respostas ríspidas, a falta de paciência ou, até mesmo, crises de choros?

O psiquiatra explica que “todo mundo passa por estresse ou por situações estressantes. É algo presente no dia a dia de todos. A quantidade imposta é que deve ser analisada. Um profissional pode passar por uma situação muito estressante, sofrer com picos ou então presenciar pequenos estresses repetitivos”.
Reconhecido como uma doença da modernidade, o estresse atinge cerca de 60% das pessoas que trabalham. “Trata-se de um sério problema social e econômico, pois ceifa pessoas ainda jovens, em idade produtiva e geralmente ocupando cargos de responsabilidade, imobilizando e invalidando as forças produtivas da nação”, pondera o médico.

Porém, o estresse já conta com diferentes tratamentos. Cuidar da alimentação e manter uma atividade física frequente são pontos positivos na luta contra o estresse. “É necessário, primeiramente, que todos consigam dosar esse estresse real. Às vezes, não há necessidade de nos preocuparmos demais com um determinado problema. Além disso, é fundamental aprender a relaxar quando se está fora do ambiente de trabalho”, disse o especialista.

Quando o problema se agrava e tendo cada vez mais consequências, a indicação é buscar ajuda especializada. “A ajuda psicológica é bastante interessante. Ir a um psicólogo ajudará e, caso não seja a especialidade dele, saberá indicar o melhor caminho”, finaliza Bernik.

Fonte: CRC - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Produzido por ESG WEB MASTER 2011