segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Funcionário recebe ajuda para não perder tempo no trabalho

Por Rafael Sigollo | De São Paulo
 

Com a preocupação cada vez maior das organizações em oferecer um bom ambiente de trabalho e dar condições para que seus colaboradores equilibrem a vida pessoal com as atividades profissionais, as empresas especializadas em oferecer assistência e serviços para os mais variados assuntos ganham força no meio corporativo.

A recente entrada no Brasil da Albenture é um exemplo disso. Criada há quase dez anos na Espanha, a companhia atualmente está presente em dez países da Europa e América Latina, atendendo a cerca de 500 empresas e com faturamento de 50 milhões de euros.

De acordo como CEO global Alberto Garcia-Francos, a escalada da mulher no mercado de trabalho, o aumento da pressão por resultados, a necessidade de cursos de especialização e as jornadas mais longas são alguns fatores que deixam cada vez menos tempo para que os profissionais cuidem de seus dependentes e de seus assuntos pessoais. "Quando eles ficam preocupados com os problemas fora da empresa, a produtividade cai e o estresse e o absenteísmo aumentam. Por outro lado, quando o funcionário tem o apoio da companhia, o engajamento sobe, assim como a qualidade de vida."

Na opinião do CEO, inclusive, esse é um dos motivos pelo qual o Brasil oferece grandes oportunidades para esse tipo de negócio. "O país tem uma economia em expansão e cada vez mais global. Existe uma guerra por mão de obra qualificada. Um benefício desse tipo ajuda na atração e retenção de talentos e melhora a imagem da empresa como um todo."

Garcia-Francos define a Albenture como uma espécie de gerenciador de crise familiar. Quando uma empresa contrata o serviço, seus funcionários e seus parentes diretos passam a ter à disposição, 24 horas por dia, o auxílio de um time de médicos, advogados, psicólogos, economistas e diversos outros especialistas para solucionar imprevistos do dia a dia. Os serviços prestados variam de 200 a 300 conforme o país, dos quais 80% são sem custo para o usuário final.

Segundo ele, os problemas mais comuns nos países onde a empresa atua é o alto tempo gasto dos empregados com assuntos administrativos e burocráticos; a compra, venda ou reforma da casa; compra e venda de carro; cuidados coma educação dos filhos; e o cuidado com parentes idosos ou com casos de doenças na família.
"São as mulheres, normalmente, que se responsabilizariam por todas essas ocorrências. A partir do momento em que elas contam com a ajuda de especialistas para resolvê-las, passam a competir em condições mais iguais no mercado de trabalho, aumentando a diversidade nos quadros das companhias", diz Garcia-Francos.

Para Emilio Cortes, diretor da British Telecom na Espanha e América Latina, qualquer situação que tenha impacto e tire o foco do profissional deve ser levada em conta e tratada com seriedade. "Não importa se aos olhos do empregador pareça uma coisa sem importância. Se a questão afeta o funcionário, ela deve ser resolvida", afirma.

A British Telecom oferece o benefício desde 2008 a todos os funcionários e Cortes revela que boa parte da demanda envolve ajuda para tirar carteira de habilitação, identidade e passaporte. "Os profissionais sentem que a companhia se importa com eles e isso afeta diretamente no aumento dos índices de satisfação e na queda do 'turnover', afirma Cortes.
 
Fonte: Valor Econômico

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