sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Notícia: Trabalho em equipe melhora desempenho e aumenta resultados nas empresas

O trabalho em equipe continua sendo uma vantagem competitiva no ambiente profissional. Toda equipe é um grupo, porém, nem todo grupo é uma equipe.

O trabalho em equipe continua sendo uma vantagem competitiva no ambiente profissional. Toda equipe é um grupo, porém, nem todo grupo é uma equipe. Muitas vezes a mesma tarefa realizada em grupo pode melhorar a efetividade do trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador. São notórios os benefícios que uma equipe bem afinada pode trazer para a organização, pela troca de experiências dos que se relacionam, formando uma equipe coesa e eficiente.

Para o consultor de Recursos Humanos Carlos Vinicius Bastos é preciso diferenciar o grupo da equipe. "Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. Já a equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. A formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades", disse.

Para alcançar os resultados, o especialista afirma que as empresas precisam ter estratégia, objetivos definidos, comunicação,feedbacks constantes e lideranças compartilhadas. "Este é o ideal de toda equipe e caracteriza o grupo de alto desempenho, no qual as potencialidades são usadas da melhor forma possível", explica o especialista.

Bastos ressalta ainda que é preciso definir a missão, os valores da empresa, as metas e objetivos. “Todos têm de conhecer o objetivo do trabalho, estar ligados ao seu significado, que é a missão definida, e vê-lo como um desafio”, afirmou Bastos.

Fonte: CRC - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Produzido por ESG WEB MASTER 2011